Terça-feira, 13 de Novembro de 2007

SAUDADE DO PASSADO

“ E se eles querem um abraço ou um beijinho; nós Pimba, nós Pimba…”

Eis um Refrão que tanto sucesso faz e que pelos vistos é a formula mais barata e eficaz de animar o “Povão”.

Longe vão os tempos em que os Magustos populares e comunitários se faziam, não só para “animar a malta” mas também e sobretudo para manter a coesão da família, do bairro ou da Vila.

Certo é que, não havia muito onde as pobres gentes desta terra se entretecem e tudo o que servisse para romper com a monotonia do trabalho árduo e sofrido era sempre bem acolhido.

Os tradicionais Magustos, bem como as festas populares durante o ano, eram normalmente feitos de uma forma quase espontânea e pouco organizada. No entanto cada um dava o que tinha e tudo corria sempre num clima de amizade sincera e descomprometida.

Longe vão os tempos em que vivíamos virados uns para os outros, na nossa pequenez serrana e de horizonte curtos. Mas os tempos hoje em dia são outros; o mundo está mais perto e temos que contar não só connosco, mas sobretudo com os Outros.

Esses mesmos que vêm à procura dessas memórias antigas e que há que preservar. A memória de um povo não se cria, não se inventa, preserva-se….

Quando se pretende ser ponto de atracção turística, tem que se pensar em gastar não só o suficiente, mas bem; se não corre-se o risco de se deitar o dinheiro à rua sem se tirar proveito dele.

Que interessa fazer em quantidade e não em qualidade?

Em certas ocasiões o Nº é inimigo da União.

Quero com isto dizer que, repartir demasiado normalmente é sinónimo de diminuição da qualidade e aumento da despesa. Há que pensar com mais inteligência na maneira como se gasta o dinheiro que é de todos e que só serve para o proveito de alguns.

Fica o desabafo de alguém que tem esperança em ver estas ocasiões de festa da nossa comunidade serem transformadas em Apelos turísticos e manifestações de uma Comunidade que se quer reerguer e enfrentar com coragem e esperança o Futuro.

O Serrano O Serrano

publicado por desabafosserranos às 14:13
link do post | comentar | favorito

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder