Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Finalmente...

Não pude deixar de ficar contente mas sobretudo aliviado, quando depois de longos meses de espera, verifiquei no dia 21 de Março, a Reabertura do Centro de Saúde de Manteigas.

Dizem as Gentes desta terra, com razão ou não “ …Já abriu o Novo Centro de Saúde…”. Penso que talvez tenham razão!...

Vejamos: Se por um lado a estrutura principal é a mesma do edifício antigo, todas as alterações exteriores e sobretudo interiores são completamente Novas. Novo aspecto mais moderno e sem duvida nenhuma mais acolhedor. A separação (Física) entre a zona da Urgência (SAP) e a zona das Consultas Externas - Saúde Geral é sem duvida o que sobressai mais à vista de todos.

No R/chão ficou concentrada toda a actividade já anteriormente existente no Serviço, agora com outra organização, mais concentrada e funcional.

No andar de cima funciona o SAP (Serviço de Atendimento Permanente), todo equipado de novo, segundo o que dizem do melhor que há. Camas articuladas com elevação automatizada, colchões anti-escaras, sistemas canalizados de Oxigénio e vácuo; monitorização individual de cada “utente”, etc. Enfim, uma melhoria significativa em todo o edifício/equipamento, para o bem não só dos funcionários, mas principalmente para o Bom atendimento aos Utentes.

Embora seja de louvar o investimento despendido, é pouco compreensível a forma como o Ministério da Saúde o ignorou, nomeadamente na Secção de Internamentos. Penso que falta uma explicação por parte das autoridades competentes, sobre o Plano de Saúde para o Concelho, nomeadamente em relação aos nossos idosos, no campo do Apoio Domiciliário. Parece certo que no plano dos Cuidados Continuados, existe intenção de uma interligação com a Santa Casa da Misericórdia, para o aproveitamento do antigo edifício do Hospital. Aguardamos confiantes...

Cabe-me apenas lamentar que, depois de todo o investimento feito, importantíssimo para todo o Concelho, toda a Zona envolvente permaneça exactamente na mesma. Não basta o “buraco” onde o Edifício está situado, quanto mais o difícil e perigoso acesso ao mesmo, principalmente ás Urgências. Parece-me que todo esse trabalho está por fazer…ao que parece, da responsabilidade do Município.

A estreita rua de acesso, a diminuta/inexistente iluminação nocturna, a limpeza do Ribeiro, no geral o mau ambiente envolvente, são sinais de que nem que tudo correu como se esperava. Espero que não tenha que acontecer uma “desgraça” para que depois se procurem Culpados. Penso que todos nós, munícipes de Manteigas e utentes deste Bem Público, merecemos mais consideração por parte de quem nos “governa”…

Quando Perguntamos ás pessoas, o que mais gostariam de ter, a maioria responde: Saúde, Trabalho e Dinheiro. Acho que as três respostas estão interligadas. Das duas últimas já pouco há, Por Favor não nos tirem a Restante (Saúde).

 

Manteigas, 23.03.2008

 

O Serrano  O Serrano

publicado por desabafosserranos às 23:43
link do post | comentar | favorito

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder