Terça-feira, 26 de Agosto de 2008

Reciclagem...Um sonho dificil de realizar!!!...

Numa altura em que somos constantemente bombardeados com noticias de desastres climáticos, provocados por tornados, ciclones, furacões, etc; fenómenos esses que até têm nomes que parecem ser de grandes celebridades, e que segundo alguns, ou até da maioria, são provocados pelo excessos de poluição, somos forçados a pensar no que se fez no passado, no que está a fazer no presente e no que ainda falta fazer no futuro, para alterar esta situação. Depois de inúmeros anos, de costas voltadas para a Mãe Natureza, e quando os ditos Poderosos sentem “as calças a arder”, querem de repente dar uma volta de 180º, para assim taparem os olhos daqueles que mais sofreram e ainda sofrem, com esse total abandono da Razão. Esses, que com o seu esforço, foram durante muito tempo o sustento de muitas nações. Passou-se do quase nada, para o amontoar de projectos, que muitas das vezes, não passaram de rabiscos de ideias mal estruturadas e sem qualquer aproveitamento prático. Quiseram os ditos “estudiosos” mudar a fachada da casa, sem se preocuparem em criar as condições mínimas para viver no interior da mesma. Quero com isto dizer que., souberam inventar as leis e obrigações cívicas, num clima de intimidação e de “ou fazes ou... pagas…”, sem se preocuparem em mudar de uma forma construtiva, as mentalidades daqueles que durante anos foram os principais prejudicados.

Depois de impostas as obrigações, constatamos que no ciclo de responsabilidades, o elo é quebrado no ponto onde devia dar mais certezas, na parte final da cadeia. Onde os interesses dos grandes grupos, chocam com os deveres dos mais pequenos. Estou concretamente a falar do afamado Ciclo da Reciclagem. Obrigaram as pessoas a ter uma certa consciência do aproveitamento dos recursos, a fazerem a separação dos materiais recicláveis e depois quando a parte, supostamente mais difícil é feita, deparamos com o amontoar desses mesmos produtos, junto aos ditos “Ecopontos”. Sinceramente de ECO não têm nada, porque, se felizmente acabaram com as lixeiras a céu aberto, parece-me que estes Pontos, não são mais que, pequenas réplicas das mesmas lixeiras, mas desta vez, com o lixo seleccionado.
Vamos pensar, como eu às vezes quero, que isto é só uma “pequena” distracção dos nossos “governantes”, que logo logo, eles vão acordar para a realidade do presente e pensarem mais para o futuro, não só de todos nós mas, sobretudo no futuro dos herdeiros deste ainda lindo planeta, ao qual queremos continuar a chamar “Terra”.
 
Manteigas, 25.Agosto.2008                          O Serrano
publicado por desabafosserranos às 13:55
link do post | comentar | favorito

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder