Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Mais um "Canaval"...

 

Carnaval: do It Carnevale - s. m Tempo de folia que precede a Quarta-feira de Cinzas; Folguedo; Orgia; Entrudo;
 
É do censo comum que Carnaval está associado a Festa, a Máscaras, a Esquecimento da realidade, pelo menos por 3 dias…
No entanto é altura para reflectir sobre os assuntos que inquietam todos nós, pelo menos “nós” os comuns dos ainda trabalhadores, que com o nosso Trabalho e valor contribuímos para o sustento de todos aqueles que por várias razões o perderam. Umas vezes por causa da chamada “crise”, outras vezes pela incompetência de muitos pseudo-empresários, que aproveitando a desculpa da “Crise” se descartam da sua responsabilidade, deitando fora as consequências da sua incompetência e dos seus erros.
Mas deixando para trás os problemas gerais do nosso mundo, debrucemo-nos sobre o nosso “pequeno mundo”, este que quase se esgota no fundo deste “alguidar” cercado pelas montanhas da serra. Está à porta mais uma “feira” que agora tem o nome pomposo de “ExpoEstrela”. Mantendo o já habitual e exagerado cartaz de artistas, resta saber se o publico alvo saberá o Programa….(não vejo nenhum grande cartaz promocional do programa!!! Serão os de cor amarela???…). E será que o outro publico, que realmente devia e poderia ser o alvo destas festas, tem capacidade financeira e moral, para usufruir deste descalabro de Euros?...
Só espero é que, já agora, não ofereçam os Bilhetes a quem tem um Ordenado ao fim do mês…
Não quero ser pessimista, nem diminuir o esforço, contido ou não, de todas as Inúmeras pessoas que se dedicam a este evento, mas quero sim ser realista perante a situação REAL da zona onde nos inserimos, e alertar para que não sejam “ mais papistas que o Papa…”
Numa altura em que todo o pais está em esforço para diminuir as despesas supérfluas, era de bom senso não exagerar nos custos para um evento que parece já ser mais uma cópia dos anos anteriores, do que uma mostra mais controlada e objectiva das actividades do Concelho. Certo é que o concelho de Manteigas de Actividades económicas, infelizmente, já tem muito pouco, seria mais rentável ter, também, uma mostra não só do que se tem, mas das potencialidades que se podem desenvolver e vir efectivamente a ter. Deixar de ter um evento meramente comercial, no sentido mais lato do termo (troca de bens e serviços) e investir mais no “Marketing” dos valores intrínsecos da Região.
Caberá não só aos monitores desta organização e seus associados (comerciantes desta Vila), fomentar este objectivo, mas também a nós simples munícipes e habitantes deste berço montanhoso, contribuir para a valorização do património paisagístico, humano, cultural e social desta terra. Resta-me ter esperança que, passado estes dias de folia e exageros, e depois de arrumadas as “tralhas” se faça uma boa reflexão, para ver os prós e contras do evento, e para delinear alterações construtivas a inserir numa próxima actividade.
Com votos de um bom Carnaval, aguardo pela visita de muitos Foliões.
 
17.Fevereiro.2009

O Serrano O Serrano

publicado por desabafosserranos às 17:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Rotiv a 27 de Fevereiro de 2009 às 08:13
Mudou o nome, mas estava tudo igual :(

Comentar post

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder