Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Branca é… e vem do céu…

“Batem Leve Levemente

Como quem chama por mim,
Será chuva, será gente;
Gente não é certamente
E chuva não bate assim.
 
Fui ver…”
Era a Branca (de) Neve…
 
 
É tão bom ver a Neve, essa benção dos céus, que a uns “aquece e alimenta” e a outros tanto apoquenta…
Não deixa de ser beleza tamanha, acordar pela manhã e ver a paisagem “colorida” de um branco “multicolor”, realssando os recantos e os sombrios relevos da montanha, que há muito foi despida do verde arvoredo. O espanto sempre presente no olhar de quem observa, sobretudo naqueles, que nem sempre manifestam a vontade interior de rever a velha amiga, colide com o daqueles que, embora de visita, são apanhados pelas garras da gelada mão da natureza. Era bom se esta Energia Natural, fosse Motor de Arranque para a Velha Máquina da economia Serrana…
Sempre ouvi dizer que: “Todos os caminhos vão dar a Roma…” Será que esta velha frase não deveria adaptar-se á nossa Serra: “Todas as estradas vão dar à Neve…”
Parece-me que não será assim tão real essa tentativa de adaptação. Será só uma questão geografica ou será (sobretudo) uma questão de falta de entendimento entre todos os Municipios Serranos. Em vez de todos tentarem empurrar no mesmo sentido, perdem o tempo e o dinheiro a degladiarem-se entre si, para ver quem mais trafego assiste, tirando assim partido dos seus acessos á zona mais central e comercial da Serra. Talvez os nossos dirigentes andem um pouco distraidos, mas já há muito tempo que não vejo por Manteigas, turistas nacionais e muito menos Estrangeiros. Ou eles aprenderam outros caminhos, ou alguém os cativou para não olharem para o fundo do nosso Vale Glaciar. Parece que nem temos no nosso concelho alguns dos, antigamente mais procurados, pontos turisticos, que levava os caminhantes a vir por cá. São disso exemplo: o (despido) Vale Galciar, o (abandonado) Poço do Inferno, o (desaproveitado) Viveiro da Trutas, o (desconhecido) Fragão do Corvo, a (inacessivél) Fraga da Cruz, o (esquecido) Vale das Éguas, etc, etc, etc… O que esperam criar de novo as nossas autoridades autárquicas? É que Deus já deu, hà muito, uma boa ajuda nesse trabalho de criação.
Parece que agora querem criar/limpar umas antigas, e há muito perdidas, veredas, para que finalmente, os (muitos espero eu) Turistas que nos visitarem, poderem conhecer um pouco mais o nosso concelho e a nossa linda Serra. Espero que depois de limparem as vias de acesso, não se esqueçam de limpar e dinamizar os pontos de interesse a que elas levam. Pois que adianta chegar ao destino, se depois da dificuldade da caminhada, se tem por prémio a frustração de ver o local visitado, abandonado e quase selvaticamente despido de toda a beleza natural!...
Fica aqui o apelo: Por Favor cuidem da nossa Serra, mostrem-nos os seus caminhos, mas também os seus destinos…
Fico anciosamente á espera da conclusão desse projecto, ainda durante este ano de 2009, isto se não houver derrapagens/atrasos…
Abraço serranos para todos os amantes da nossa Serra da Estrela.
 
19.Fevereiro,2009
O Serrano
publicado por desabafosserranos às 15:58
link do post | comentar | favorito

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder