Terça-feira, 10 de Março de 2009

Subida ás Penhas “Douradas” ou nem tanto…

Mais uma vez, chegou a avalanche de “Atletas” dispostos a superar as dificuldades da subida, não ao alto da Torre, mas ao alto das Penhas Douradas. Como vem sido habito nas ultimas edições desta Prova de Montanha, além dos Atletas com “A” grande, vieram também e cada vez mais os “Atletas” de fim-de-semana, que com a boa disposição alegraram e encheram de movimento a encosta da Montanha. Como em tempos passados se enchiam de alegres Pastores e ruidosos rebanhos, assim se estenderam pela encosta os esforçados “Atletas”. A comparação não é ofensiva, mas sim saudosa dos bons tempos em que a Serra é sustento de muitas famílias.

Depois de 27 anos de colaboração na organização/apoio por parte do nosso Município, logo de todos nós, era de esperar que se tirassem mais contrapartidas para o Concelho deste Potencial evento. Penso que, se fazem bandeira politica do aproveitamento turístico da Zona das Penhas Douradas, deviam aproveitar desde já esta prova, como meio de divulgação de tão ambicioso Projecto. Parece que neste país, só a presença de uma qualquer personalidade pública é que dá valor ás actividades desportivas ou culturais, e não o valor intrínseco dos projectos. Estes, se têm que valor, como acho que têm, devem ser motor de arranque para a adormecida economia em que vivemos nos últimos anos. De intenções está o Mundo cheio, é preciso meter as mãos na massa e começar a preparar o futuro da nossa terra.
Quanto á organização, esteve razoável, embora depois de algumas (muitas) criticas, á quase anarquia em que se misturavam, partir de uma parte do percurso, os diversos participantes na subida. Criticas essas, principalmente por parte dos Atletas que participavam na prova de BTT. Devia oferecer-se outros caminhos alternativos aos caminhantes, com outras vistas sobre a Vila, e com a passagem por outros pontos de interesse. Aí haveria informação escrita sobre o que se vê porque muitos acabam por regresar á Vila pelo mesmo caminho. Conhecer a nossa terra não é só olhar com os olhos, é sobretudo olhar com o coração… Aposto que 90% dos participantes não sabe onde o significado do nome “Penhas Douradas” nem sequer onde ficam esses “monumentos naturais”. Turismo também é isso…
Fiquei surpreendido quando caminhando estrada acima, olhei á minha direita e vi um invisual a subir também por entre pedras soltas e demasiada ramagem (fruto do descuido de quem andou a “limpar” a floresta…) e pensei, não fosse ajuda de outros familiares e amigos, e não teria o mesmo prazer que todos nós os ditos “normais” tivemos naquele passeio. Deviam pensar também “nestes” que não podendo ver com olhos, esperam por ver com outros sentidos. (Percursos Alternativos e Acompanhados…) Turismo também é isso…
Verdade seja dita que até correu bem… porque o São Pedro ajudou imenso… O sol, o ar puro e a paisagem, são sempre valorizados por aqueles que vêm ano após ano a este encontro. Tem que se aproveitar muito mais estes trunfos, para se poder vencer melhor a corrida á “melhor oferta turistica”.
Com a certeza de que “Pró ano é que é…”, fico com a esperança de poder ver um dia esta prova como um Ponto de Encontro e Divulgação dos potenciais do nosso Concelho.
08.Março.2009
O serrano
publicado por desabafosserranos às 14:40
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Rotiv a 2 de Abril de 2009 às 18:03
Olá :)
Petição Contra a Venda das Antigas Torres de Radar http://bloteigas.blogspot.com/2009/04/manteigas-peticao-contra-venda-das.html
De Rotiv a 9 de Abril de 2009 às 17:54
O Blogue dos MANTEIGAS deseja a todos os seus amigos e visitantes uma Santa Páscoa recheada com amêndoas e Alegria.
Muitos sorrisos,
http://bloteigas.blogspot.com/

Comentar post

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder