Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Falta de Fé?... ou nem por isso!...

Não pude deixar de ficar um pouco perplexo, quando já alguns dias, (penso eu, ou serão semanas!!!... Bem, quero querer que são só dias) tenho observado que a iluminação de São Sebastião, apenas contempla a Capela e não a Cruz. Este Monumento que desde sempre, foi símbolo da Cristandade e do temor a Deus, do povo desta terra e que agora é silenciado, não sei bem porque razão.

Manda a minha convicção, á luz da minha fé, que apenas se trata de uma infeliz avaria e que estará para breve o seu reacender.
É claro que podia agora, divagar sobre os mais diversos motivos que levaram a esta situação, como por exemplo:
- Será que é obra do “Demo” para que assim os Vadios descrentes, possam pela calada da noite, e sem a observação de tão Grandioso Símbolo, perpetrar os mais infames atentados à decência humana???
- Ou será para libertar os Espíritos malignos e todas as Criaturas noctívagas, que à luz da Lua cheia, vagueiam pelas despidas ruas da terra, procurando desesperadamente, as mais “puras e angélicas Virgens”, para assim atormentarem os lares desprotegidos e semear um clima de pavor e desespero???
- Ou ainda, será que a instalação eléctrica, corroída de tantos anos a espalhar a luz do Cristo Salvador sobre a vila, não aguentou o aumento exponencial deste clima de desespero, de impotência, de tristeza, mas sobretudo de falta de Fé em que mergulhou esta nossa sociedade, cada vez mais materialista e egoísta???
Bem, podia inumerar mais outras tantas possíveis razões, fruto é claro da minha imaginação, para justificar a falta de sencibilidade de quem tem a responsabilidade por tão emblemática Estrutura.
Não basta a tristeza que foi o esbanjar de tanto dinheiro para taparem quase por completo a vista da capela, com aquele “Elefante branco”… melhor acastanhado, que é a escadaria de Pedra, quanto mais agora, dando uso à iluminação do chão tentarem sobressair a capela, que afinal mal se vê.
Há que ter mais conciência e sencibilidade pelos valores culturais, religiosos e intrinsecos das populações e deixarem-se de vaidades mundanas e inoportunas. Sempre ouvi dizer que: “a Identidade de um povo está na sua cultura, na sua história, no seu passado", por isso, já que não fazem nada no Presente que assegure o Futuro, pelo menos não estraguem o Passado.
Tenho a sensação de que se fosse assim tão fácil, alguns dos nossos antepassados se levantariam das sepulturas, para reivindicarem tudo o que, com tanto suor e lágrimas construiram e que sem dó nem piedade lhes vai sendo ferozmente estropiado.
Faço votos de que tudo isto, não passe de um pesadelo que tive ou de uma infeliz ilusão de optica…
 
Com um abraço de amizade
 O Serrano O Serrano 

Manteigas, 10.Agosto.2009

publicado por desabafosserranos às 00:30
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De teck a 14 de Agosto de 2009 às 15:54
http://teckboard.blogspot.com/2009/08/post-ou-tecnologico-sobre-manteigas.html

Comentar post

.A minha terra...

.Paraísos da Serra...

.desabafos recentes

. Estou Furioso...

. Bate(m) leve, levemente… ...

. Manteigas quis, a mudança...

. Solidariedade…de quem e p...

. Até que enfim…vamos lá ve...

.Arquivo de Prateleira

. Dezembro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Atalhos interessantes

.Filmes a não perder