“ E se eles querem um abraço ou um beijinho; nós Pimba, nós Pimba…”
Eis um Refrão que tanto sucesso faz e que pelos vistos é a formula mais barata e eficaz de animar o “Povão”.
Longe vão os tempos em que os Magustos populares e comunitários se faziam, não só para “animar a malta” mas também e sobretudo para manter a coesão da família, do bairro ou da Vila.
Certo é que, não havia muito onde as pobres gentes desta terra se entretecem e tudo o que servisse para romper com a monotonia do trabalho árduo e sofrido era sempre bem acolhido.
Os tradicionais Magustos, bem como as festas populares durante o ano, eram normalmente feitos de uma forma quase espontânea e pouco organizada. No entanto cada um dava o que tinha e tudo corria sempre num clima de amizade sincera e descomprometida.
Longe vão os tempos em que vivíamos virados uns para os outros, na nossa pequenez serrana e de horizonte curtos. Mas os tempos hoje em dia são outros; o mundo está mais perto e temos que contar não só connosco, mas sobretudo com os Outros.
Esses mesmos que vêm à procura dessas memórias antigas e que há que preservar. A memória de um povo não se cria, não se inventa, preserva-se….
Quando se pretende ser ponto de atracção turística, tem que se pensar em gastar não só o suficiente, mas bem; se não corre-se o risco de se deitar o dinheiro à rua sem se tirar proveito dele.
Que interessa fazer em quantidade e não em qualidade?
Em certas ocasiões o Nº é inimigo da União.
Quero com isto dizer que, repartir demasiado normalmente é sinónimo de diminuição da qualidade e aumento da despesa. Há que pensar com mais inteligência na maneira como se gasta o dinheiro que é de todos e que só serve para o proveito de alguns.
Fica o desabafo de alguém que tem esperança em ver estas ocasiões de festa da nossa comunidade serem transformadas em Apelos turísticos e manifestações de uma Comunidade que se quer reerguer e enfrentar com coragem e esperança o Futuro.
O Serrano O Serrano
. Bate(m) leve, levemente… ...
. Manteigas quis, a mudança...
. Solidariedade…de quem e p...
. Até que enfim…vamos lá ve...
. Blogs
. Lugar á "Gula"
. Gastar as "Solas"
. Descansar o "Corpo"
. Entidades "Responsáveis"