Para requalificação/exploração a concessão abrange 207 Km e abrange:
EN231, troço em serviço entre Seia (IC7) e Trigais (IC6);
EN232, troço em serviço entre Mangualde (IC12) e Belmonte;
ER338, troço em serviço entre Vide (IC6) e Manteigas (entroncamento da EN232);
ER339, troço em serviço entre Seia e Lagoa Comprida e entre Nave e Covilhã;
EN345, Ligação de Belmonte ao IP/A23
Foi com agrado que constatei a intenção do Governo de levar a cabo, o que já há muito tempo temos vindo a reclamar: a reabilitação das estradas envolventes ao Maciço Central da Serra da Estrela. Embora algumas das melhorias agora prometidas, já estejam a ser realizadas noutros concelhos, (se calhar, por força da maior pressão das autoridades locais sobre o governo) ficamos á espera que, caso o Governo mude, não haja um recuo nas intenções esperadas.
Factor primordial no desenvolvimento das regiões do interior, as vias de acesso de e para a Serra, têm que forçosamente incluir Manteigas como passagem obrigatória. Se o Concelho de Manteigas é o único totalmente incluído no Parque Natural, torna-se incompreensível que não seja ele mesmo, o destino principal de qualquer visita ao ponto mais alto de Portugal continental.
Espero que a curto prazo tudo possa mudar, e que os agentes económicos (aproveitando a boleia do programa da RTP “Verão Total”, que divulgou o que de bom se cá faz e tem) se “modernizem” não só a nível material, mas sobretudo a nível cultural e profissional. Como já referi varias vezes, há que mudar atitudes e comportamentos, pois com a abertura para o mundo, Manteigas deixou de ser a pacata vila onde tudo o que se cá passava, aqui nascia, vivia e morria. O mundo é lá fora…
Votos de “melhoras” para todos nós…
Um abraço
O Serrano O Serrano
Manteigas, 03.Setembro.2009